quarta-feira, 30 de abril de 2008

Michael Romeo (Guitarra)


É o membro fundador da banda Symphony X.

Nascido no dia 6 de Março de 1968 em Nova Iorque

Michael Romeo começou tocando piano aos 10 anos de idade e teve aulas por algum tempo. Ele também tocou clarinete. Após ganhar um album do KISS, decidiu se tornar um guitarrista, e comprou um violão barato. Ganhou sua primeira guitarra aos 12 anos.

Influenciado por Led Zeppelin, AC/DC e Black Sabbath, ele começou a levar a sério a guitarra após ouvir os álbuns Blizzard Of Ozz e Diary Of A Madman, de Ozzy Osbourne. Randy Rhoads foi uma grande influência para ele. Neste período, ele teve aulas de violão clássico, e também voltou a ter aulas de piano.

Michael tem influências de um grande campo de músicos, incluindo Randy Rhoads, Steve Vai, Jason Becker, Yngwie Malmsteen, Al Di Meola, Uli Jon Roth, J.S. Bach, Mozart, John Williams e Frank Zappa, apesar de ter uma influência mais pesada do estilo neoclássica, remanescente de Yngwie Malmsteen. Além disso, Michael mistura escalas exóticas e arpejos (assim como a escala meio-diminuta, de tom inteiro, e a escala egípcia), formar ritmos e Fórmulas de compasso fora do padrão, e uma linha neoclássica. Elementos do jazz também estão presentes em suas músicas.

Apesar de receber cobertura em muitas revistas de guitarra em todo o mundo, Michael Romeo é mais conhecido como líder da banda de metal progressivo Symphony X, fundada em 1994 após um pedido da Zero Corporation, uma gravadora japonesa que ficou impressionada com uma fita demo gravada por ele, que mais tarde se tornou o seu primeiro e único album solo, The Dark Chapter.

Michael é mais famoso pela rapidez em palhetada alternada, sweep-picking e tapping, além de usar a técnica economy picking, mas seu estilo se encaixa mais em um ataque de ligados e suas frases com sweep-tapping. Michael não é só reconhecido como um solista, mas também pelos riffs complexos em suas bases, com uso dos harmônicos artificiais para impacto. Estes efeitos são demonstrados em sua vídeo-aula, The Guitar Chapte

Nenhum comentário: